A próxima edição do festival de rock Panelaço vai homenagear o poeta Marcos Prado (1961-1996), cuja obra foi muito influente sobre o movimento punk e pós-punk de Curitiba. Reunidos no palco do Teatro do Sesc da Esquina, os músicos da banda Os Elementos, oriundos de formações históricas da cidade, como Beijo aa Força e Opinião Pública, vão... mostrar canções baseadas em letras do homenageado. O festival acontece no dia 5 de novembro, a partir do meio-dia, com entrada gratuita, e abre a Virada Cultural Curitibana.
Além da banda-tributo, o festival tem mais cinco atrações: os grupos paranaenses Bardot em Coma, Crocodilla, Os Chuvas, A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia e Diego Medina, cantor e compositor gaúcho, líder da extinda banda Video Hits, uma das sensações do rock nacional do início da década passada. Medina será acompanhado por músicos experientes da cena de Porto Alegre e também contará com o reforço do fã e amigo carioca Kassin, produtor de Los Hermanos e Vanessa da Matta.
A homenagem inclui intervenções rápidas de poetas curitibanos no intervalo entre uma banda e outra. Os autores vão recitar poemas próprios, de Marcos Prado e, ainda, anunciar os grupos. Em respeito à trajetória de Prado, a curadoria do festival priorizou bandas que tenham conexões com o som punk e pós-punk, além de cuidado com as letras.
O festival é realizado pela Associação PrasBandas, com patrocínio do Sesc Paraná, apoio da Fundação Cultural de Curitiba e produção da Organização CulturArte (OCA). A primeira edição foi em 2010, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), com uma homenagem a Ivo Rodrigues, ex-vocalista da banda Blindagem, morto naquele ano. Em 2011, o Panelaço ganha o subtítulo "O dia dos contrários", em referência à obra de Marcos Prado. O documentário "Ultralyrics", do diretor Rafael Lopes, baseado na vida do poeta, será exibido na abertura.
Panelaço 2011
O dia dos contrários
O que: Festival de música independente
Onde: Teatro do Sesc da Esquina
Quando: 5 de novembro, 12 horas
Quanto: Grátis
Quem: Os Elementos, Bardot em Coma, Crocodilla, Os Chuvas, A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia e Diego Medina (RS).
Cronograma
12h00 - Abertura
12h15 - "Ultralyrics" (documentário)
12h30 - Roberto Prado* (recital)
12h50 - Os Elementos (show)
13h30 - Edson de Vulcanis* (recital)
13h50 - Bardot em Coma (show)
14h30 - Thadeu Wojciechowski* (recital)
14h50 - Crocodilla (show)
15h30 - Zoe de Camaris (recital)
15h50 - Os Chuvas (show)
16h30 - Edilson Del Grossi* (recital)
16h50 - A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia (show)
17h30 - Ivan Justen Santana* (recital)
17h50 - Diego Medina e banda (show)
*Poetas parceiros de Prado à confirmar
Curadoria Bandas: Dary Jr.
Curadoria Poetas: Araiê Prado Berger
Nenhum comentário:
Postar um comentário