quinta-feira, outubro 13, 2011

Panelaço - O dia dos contrários




Nova edição do Panelaço homenageia o poeta Marcos Prado e traz Diego Medina, ex-Video Hits
A próxima edição do festival de rock Panelaço vai homenagear o poeta Marcos Prado (1961-1996), cuja obra foi muito influente sobre o movimento punk e pós-punk de Curitiba. Reunidos no palco do Teatro do Sesc da Esquina, os músicos da banda Os Elementos, oriundos de formações históricas da cidade, como Beijo aa Força e Opinião Pública, vão... mostrar canções baseadas em letras do homenageado. O festival acontece no dia 5 de novembro, a partir do meio-dia, com entrada gratuita, e abre a Virada Cultural Curitibana.
Além da banda-tributo, o festival tem mais cinco atrações: os grupos paranaenses Bardot em Coma, Crocodilla, Os Chuvas, A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia e Diego Medina, cantor e compositor gaúcho, líder da extinda banda Video Hits, uma das sensações do rock nacional do início da década passada. Medina será acompanhado por músicos experientes da cena de Porto Alegre e também contará com o reforço do fã e amigo carioca Kassin, produtor de Los Hermanos e Vanessa da Matta.
A homenagem inclui intervenções rápidas de poetas curitibanos no intervalo entre uma banda e outra. Os autores vão recitar poemas próprios, de Marcos Prado e, ainda, anunciar os grupos. Em respeito à trajetória de Prado, a curadoria do festival priorizou bandas que tenham conexões com o som punk e pós-punk, além de cuidado com as letras.
O festival é realizado pela Associação PrasBandas, com patrocínio do Sesc Paraná, apoio da Fundação Cultural de Curitiba e produção da Organização CulturArte (OCA). A primeira edição foi em 2010, no Teatro Universitário de Curitiba (TUC), com uma homenagem a Ivo Rodrigues, ex-vocalista da banda Blindagem, morto naquele ano. Em 2011, o Panelaço ganha o subtítulo "O dia dos contrários", em referência à obra de Marcos Prado. O documentário "Ultralyrics", do diretor Rafael Lopes, baseado na vida do poeta, será exibido na abertura.


Panelaço 2011

O dia dos contrários

O que: Festival de música independente

Onde: Teatro do Sesc da Esquina

Quando: 5 de novembro, 12 horas

Quanto: Grátis

Quem: Os Elementos, Bardot em Coma, Crocodilla, Os Chuvas, A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia e Diego Medina (RS).


Cronograma

12h00 - Abertura

12h15 - "Ultralyrics" (documentário)

12h30 - Roberto Prado* (recital)

12h50 - Os Elementos (show)

13h30 - Edson de Vulcanis* (recital)

13h50 - Bardot em Coma (show)

14h30 - Thadeu Wojciechowski* (recital)

14h50 - Crocodilla (show)

15h30 - Zoe de Camaris (recital)

15h50 - Os Chuvas (show)

16h30 - Edilson Del Grossi* (recital)

16h50 - A Sexta Geração da Família Palim do Norte da Turquia (show)

17h30 - Ivan Justen Santana* (recital)

17h50 - Diego Medina e banda (show)



*Poetas parceiros de Prado à confirmar



Curadoria Bandas: Dary Jr.

Curadoria Poetas: Araiê Prado Berger

segunda-feira, agosto 01, 2011

CAMPANHA DO ORIGINAL

Tenho em casa diversos textos originais do Marcos, uns muitos bons e outros que ele se revoltaria comigo se fossem publicados. Há anos tento reunir a obra.
Como meu pai era um poeta que escrevia a 2, 4, 6 ou 8 mãos sei que tem originais espalhados pela casa de todos os amigos e parceiros.
Quero fazer um projeto e preciso da ajuda de todos!
SCANEIE, XEROQUE, FOTOGRAFE, MANDE PELO CORREIO seu original
Segue abaixo um dos originais do Livro dos Contrários para inspira-los!
Mande para araie5@hotmail.com

ULTRALYRICS - O FILME



TRAILER DO FILME


Estreiou esta semana na Cinemateca de Curitiba o filme “Ultralyrics”, um documentário sobre a vida e a obra do poeta curitibano Marcos Prado, que morreu aos 35 anos de idade no dia 31 de dezembro de 1996. Ele foi poeta, compositor, ator, jornalista e agitador cultural. Deixou uma sólida contribuição artística. Foram mais de 20 livros publicados entre coletâneas, antologias, parcerias e projetos de sua autoria. Nos anos 80 e 90 inúmeras bandas gravaram suas composições, porém sua obra ainda não teve o devido reconhecimento público. Esse documentário resgata a memória desse importante personagem da literatura paranaense.

Sobre o Diretor:

Rafael Lopes nasceu em Curitiba em 27 de julho de 1984. Iniciou suas atividades profissionais no mercado audiovisual em 1999 aos 14 anos de idade na produtora de vídeo de sua família, atuando como editor de imagens e cinegrafista. Desde então produziu conteúdo para as mais diversas mídias. Em 2005, aos 21 anos de idade, iniciou suas atividades no cinema desenvolvendo trabalhos primeiramente em Curitiba e depois como freelancer em outras regioões do país. Participou de diversos projetos principalmente como montador cinematográfico, assistente de direção e cinegrafista. Em 2009 participou dos Cursos Práticos de Cinema Digital na Cinemateca de Curitiba como professor de prática profissional em edição cinematográfica. Como diretor finalizou em 2011 o filme “Ultralyrics”, um documentário sobre a vida e a obra do poeta curitibano Marcos Prado. Desenvolve projetos e pesquisas audiovisuais com ênfase em novas tecnologias.  Atua também como professor de Direção de Fotografia e de Montagem Cinematográfica em oficinas de cinema em Curitiba e Região Metropolitana.


Serviço:

Mostra de Cinema e Poesia
Local: Cinemateca de Curitiba
Data: 29/07/2011
Horário: 20h
Entrada franca